Nos chame
no WhatsApp
Notícias

Projeto de Cláudio Ferreira proíbe construção de novas pontes de madeiras em rodovias estaduais

O projeto está em tramitação em caráter inicial. Ou seja, se aprovado na Comissão de Infraestrutura, seguirá para votação do texto no plenário da ALMT

(Foto: Angelo Varela / ALMT)

A construção de pontes de madeira com recursos do Estado de Mato Grosso será proibida em todo o Estado caso seja aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 775/2023. De autoria do deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB), a proposta está apta para ser votada na Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Cláudio Ferreira argumenta na justificativa do PL que ainda há vias e rodovias no Estado que contam com pontes de madeira, muitas vezes em situação precária e com pouca ou nenhuma manutenção, o que dificulta o tráfego e o escoamento de cargas. Ele lembra que são recorrentes as notícias sobre desabamentos ou interdições de pontes.

O projeto determina que, preferencialmente, as pontes sejam construídas em concreto, aço ou material de comprovada segurança e durabilidade.

O parlamentar ressalta que a técnica para construção de estruturas de aço e concreto é amplamente dominada no país, além de haver tecnologia, material e mão de obra disponíveis, mesmo para os locais mais remotos.

Na justificativa do projeto, o deputado, que é conhecido por Cláudio Paisagista, afirma que “em casos de fortuitos ou de força maior, a proposta permite a construção de pontes de madeira em caráter provisório, a sua substituição deverá ocorrer em até 365 dias. “As pontes de madeira já existentes poderão ser mantidas até o esgotamento de sua vida útil”, afirmou.

O texto estabelece ainda que serão preservadas as pontes de madeiras tombadas pelo patrimônio histórico e as pontes construídas para resgate histórico.

O projeto está em tramitação em caráter inicial. Ou seja, se aprovado na Comissão de Infraestrutura, seguirá para votação do texto no plenário da ALMT.

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Cláudio reforça que pré-candidatura é momento de construção e diálogo para atender as demandas da sociedade

Deputado vai disputar Prefeitura de Rondonópolis pelo PL com apoio de Bolsonaro

Defesa à vida: Cláudio Ferreira apresenta moção em apoio a proibição de aborto por assistolia fetal

Deputado estadual coordena ações pró-vida em Frente de Combate ao aborto na ALMT

Queremos que Rondonópolis tenha a melhor educação do Brasil, diz Cláudio Ferreira

Pré-candidato à prefeitura afirma que é preciso uma mudança de verdade na gestão