Perto de completar o seu primeiro ano de mandato como deputado estadual, o pré-candidato à Prefeitura de Rondonópolis Cláudio Ferreira (PL), fez um balanço de suas ações parlamentares em 2023 e destacou conquistas como a Lei da CNH Social, sancionada pelo Governo do Estado. Em sua avaliação, apesar de desafiadora, a jornada dentro do legislativo gerou resultados positivos para o povo mato-grossense.
A Lei nº 12.286 cria a CNH Social no estado e permitirá que cidadãos de baixa renda tenham acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação de forma 100% gratuita, sendo isentos das taxas e outros pagamentos necessários. “A CNH Social é um marco para o Estado de Mato Grosso. É comum que durante as campanhas vejamos muitas promessas que não são prováveis de serem cumpridas, no entanto a CNH Social não foi apenas uma promessa, mas um compromisso nosso, que hoje se torna realidade, trazendo a garantia de maiores oportunidades ao povo mato-grossense”, disse Cláudio Ferreira.
Nas ações viabilizadas junto ao governo, o deputado destacou a entrega de ares-condicionados à Escola Estadual Daniel Martins Moura por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e a viabilização de R$ 5 milhões para a Santa Casa de Misericórdia do município para a compra da primeira ressonância magnética no SUS de Rondonópolis e reformas estruturais da unidade. O parlamentar também lembrou dos recursos viabilizados junto à bancada federal do PL com os deputados José Medeiros (PL) e Abilio Brunini (PL).
“Desde que assumi o mandato como deputado o meu foco e da minha equipe foi trabalhar pelas demandas que realmente causam impacto na vida da população, como a saúde e questões sociais. Mesmo sem emendas, quando surgiu a oportunidade de articular o envio de recursos, decidi que todo nosso crédito junto ao Governo seria destinado à Santa Casa de Rondonópolis, tendo em vista a alta demanda na cidade e os contingenciamentos da Prefeitura na saúde do município”, declarou o parlamentar.
Em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Cláudio Ferreira também levou a Rondonópolis a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, que ofereceu exames médicos gratuitos de mamografia e papanicolau para mulheres do município e de toda a Região Sul. Foram quase 3 mil atendimentos por meio da ação.
Dos projetos apresentados pelo deputado estadual, que agora também já se tornou a lei n° 12.348/2023, está a criação da Política Estadual de Incentivo do Crédito Jovem Empreendedor, que visa promover e apoiar o empreendedorismo jovem em Mato Grosso por meio de capacitação de alta qualidade e crédito para investimento em micro e pequenas empresas.
No primeiro ano de mandato, Cláudio Ferreira também apresentou quase mil propostas legislativas, entre elas indicações evidenciando as necessidades da população, como a reforma de escolas, construção de pontes e centros esportivos, aquisição de ambulâncias e outros equipamentos, implantação de projetos que geram resultados positivos na vida dos cidadãos, entre outras medidas.
Além da atuação em comissões da Assembleia Legislativa, o deputado também coordenou algumas iniciativas como as instalações da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto “Pró-Vida”, que realizou reuniões e discussões sobre a ampliação de políticas públicas em apoio às mães em situação de vulnerabilidade econômica e da Frente Parlamentar da Família, com o objetivo de debater e efetivar propostas sobre o tema em Mato Grosso.
Cláudio Paisagista também atuou na cobrança da melhora do serviço prestado pela empresa Energisa. Após constantes quedas e oscilações em diversos municípios do estado, o deputado chegou a realizar uma Audiência Pública sobre o tema, ouvindo a população e exigindo maiores investimentos em relação à estrutura e fornecimento de energia nas cidades mato-grossenses. Em resposta ao parlamentar a empresa se comprometeu em realizar um plano de ação para melhoria do serviço.
O deputado reforçou seu compromisso em trabalhar em 2024 pelas questões que são prioridades para a população, como saúde, educação, segurança e desenvolvimento.