O deputado estadual Cláudio Ferreira (PL) cobrou nesta quarta-feira (24) que a Prefeitura de Rondonópolis tome medidas para atender aos pedidos da comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso –Unemat – relativos às más condições do prédio e insegurança no local.
“Destaco aqui a necessidade de fazer uma cobrança pública e dar voz aos estudantes da Unemat de Rondonópolis, cerca de 700 alunos que infelizmente estão sendo vítimas de uma atuação e escolhas políticas equivocadas por parte da gestão municipal”, disse Cláudio Ferreira, pré-candidato à prefeitura, no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Para o parlamentar, a atuação da Unemat em Rondonópolis tem sido importante para o desenvolvimento econômico e educacional do município e da região sudeste, mas a atual gestão tem errado ao ignorar os alunos da Universidade.
“Nós sabemos a dificuldade que é os filhos da classe trabalhadora ter condições para pagar uma parcela em uma faculdade privada, e infelizmente a gestão do Executivo Municipal tem se comportado de uma maneira totalmente errática em relação à instituição e também aos alunos que já estão cansados de tanto cobrar e não ser ouvidos”, alertou Cláudio Ferreira ao relatar que essas ações comprometem não apenas o aprendizado, mas também a integridade física e emocional dos alunos.
As principais reclamações dos estudantes em Rondonópolis são a ausência de segurança no campus, por falta de cercamento da área e pela necessidade de instalação de guarita para controle do acesso de pessoas ao local, além da precariedade das instalações, que sofrem, por exemplo, com a falta de drenagem.
Os alunos cobram ainda uma reunião para que o prefeito ouça as demandas da comunidade acadêmica.
Para Cláudio Paisagista, é necessário que o prefeito realmente demonstre não somente interesse em ter a Unemat em Rondonópolis, mas indique esse interesse com ações:
“O prefeito por meio de um jogo equivocado quer pressionar a instituição para que ela crie um campus ali, mas ao mesmo tempo não melhora as instalações. Se existe o interesse de que ali se torne um campus da Unemat, por que o prefeito não faz as melhorias? Não faz uma indicação de que realmente quer que a Universidade se instale ali fazendo as melhorias necessárias e urgentes para garantir a segurança da comunidade acadêmica, bem como também o acesso ao prédio, que hoje está totalmente inviabilizado?”